Familiar

A Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada por voluntários conhecidos como agentes de pastoral. Tem por objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus.

No Concílio Vaticano II começou-se a delinear na Igreja uma proposta inspiradora para os esforços da evangelização da família. Desde o início de seu pontificado, o Papa João Paulo II dedicou atenção especial à família.

No Brasil, a Pastoral Familiar começou a sistematizar a sua caminhada na década de 80, onde foram realizados vários encontros nacionais com os representantes de alguns movimentos e serviços familiares.

Em 1981, no IV Sínodo dos Bispos, foi promulgada a Exortação Apostólica Familiaris Consortio sobre a missão da família cristã no mundo de hoje.

Desde então, foram realizadas muitas ações pela Igreja no Brasil, mas, percebe-se que a missão da Pastoral Familiar é muito mais ampla, urgente e indispensável. A Pastoral Familiar poderá contribuir para que a família seja, de fato, lugar de realização humana, de santificação na experiência de paternidade, maternidade e filiação e de educação contínua e permanente da fé (cf. Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, 2011-2015, n. 108). Por isso, a família deve ser ajudada por uma pastoral familiar intensa e vigorosa (cf. Bento XVI, Discurso inaugural, Aparecida, 2007, n. 5).

A Pastoral Familiar abrange todas as famílias, independente de sua situação, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa. A Pastoral Familiar surge como resposta da Igreja em favor da Família, especialmente, daquela que enfrenta problemas como a desestruturação e dificuldades de existir, de evangelizar e de formar verdadeiros cidadãos, conhecedores de seus direitos e deveres.

Os agentes da Pastoral Familiar atuam de acordo com as seguintes propostas:

Criar condições para que a família seja efetivamente uma comunidade de pessoas, de vida e de amor;

Promover a espiritualidade familiar, fazendo da família espaço de oração, diálogo, partilha, união, de fé e vida;

Estimular, nas famílias, senso de justiça, solidariedade e fraternidade;

Incentivar a constante reflexão sobre os temas ligados à família para o bem das pessoas, da sociedade e da Igreja;

Formar um espírito crítico diante da realidade, da cultura reinante e dos meios de comunicação social;

Ajudar na compreensão e vivência do sacramento do Matrimônio.

A missão evangelizadora da Pastoral Familiar é a defesa e promoção da pessoa em todas as etapas e circunstâncias da vida e a defesa dos valores cristãos para o matrimônio e os relacionamentos pessoais e familiares.

Para isso, é imprescindível promover articulações dentro e fora da Igreja, para defender a vida em todas as suas etapas e dinamizar e orientar ações em favor da família.

Coordenação: Nilda Senhorinha Santiago

WhatsApp: (31) 98872-1996