Acolhida

Acolher é comunicar. A Pastoral da Acolhida é parte integrante do processo de evangelização da paróquia, porque ajuda a revelar, nos seus membros e nas ações por ela desenvolvidas, o rosto acolhedor de Jesus, cheio de misericórdia e compaixão. É uma ação concreta que ajuda as pessoas a se sentirem mais importantes, a se verem como filhos e filhas de Deus, que são amados e queridos por outros irmãos.

O bom Agente da Pastoral da Acolhida deve:

Receber! Ser receptível para com as pessoas que entram na Igreja. Receber as pessoas que chegam na comunidade, nas pastorais e nos movimentos. Requer sensibilidade e disponibilidade em atender os que chegam para rezar e se sentir bem.

Acolher a vida das pessoas! Acolhida deve acontecer não somente dentro do ambiente religioso, mas em todas as dimensões da vida, em todos os lugares. Hoje, não adianta acolher apenas dentro da Igreja, é preciso assumir a Missão de forma objetiva. Acolher a todos sempre.

Ouvir as pessoas! Deve ser um grupo de pessoas que saibam ouvir. Para isso, é necessária uma prudência no falar e no calar. O agente deve ser alguém que saiba ouvir, ter calma e atenção, “um curador de feridas”.

Saber escutar, ter iniciativa, ver os detalhes, conseguir se antecipar às necessidades do outro.

Dar um clima de família para nossa paróquia. Só se conseguirá isso se realmente os seus membros se preocuparem pelos que vêm à Igreja.

Ser uma referência de amizade aos que vêm à Igreja.

Conhecer as pessoas. Respeitá-las nas suas limitações. Apresentar-se sempre como disponível a ajudar.

Ser a voz da Igreja mais próxima das pessoas, com suas necessidades reais.

Ações recomendadas ao Agente da Pastoral na acolhida da missa:

Chegar com antecedência de no mínimo 01 (uma) hora para receber os fiéis.

Receber os fiéis com uma saudação amigável: bom dia, boa tarde ou boa noite, seja bem-vindo.

Não ficar conversando na porta da Igreja. Você é um exemplo.

Procurar lugar para os fiéis quando as Missas estiverem cheias, buscar cadeiras, zelar pela organização das Celebrações.

Ter especial atenção aos idosos, aos enfermos, às grávidas e aos portadores de deficiência, providenciando um lugar adequado a eles.

Estar atento ao entrar alguma pessoa bêbada ou com algum descontrole psicológico na Santa Missa. Não permitir a intervenção deles na celebração.

Ser um contato com as pessoas que queiram trabalhar na Igreja. Saber oferecer essas possibilidades aos fiéis, especialmente aos jovens.

Não incentivar conversas durante a celebração. Indicar a pessoas que desejam conversar que poderão fazê-lo em qualquer lugar em que não prejudique a celebração. Ter compreensão e firmeza sempre.

A Pastoral da Acolhida parte da seguinte certeza:
“Quem vos recebe a mim me recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.” (Mateus 10:40)

Coordenação: Anete Bozi e Mara

WhatsApp: (31) 98872-1996