Ação Social

A Pastoral Social denominada em nossa paróquia de Ação Social, promove a aproximação da Igreja Católica com as pessoas excluídas socialmente, por meio da formação humana, religiosa e profissional. Suas ações se concretizam no trabalho voltado aos diferentes grupos da exclusão social que estão em situação de desigualdade social, buscando sempre servir a Deus e ao próximo com alegria.

Essa é a principal motivação da Pastoral da Ação Social, que tem contribuído para transformar a vida de centenas de crianças, jovens, adultos e idosos.

O agente de pastoral é o que dá vida às Pastorais Sociais. É aquele que acolhe a pessoa em suas necessidades; sabe escutar a voz de Deus que se faz ouvir nas pessoas e nos acontecimentos da vida; sabe amar as outras pessoas sem preconceitos, acolhendo-as do modo como elas se apresentam; coloca-se a serviço da vida, assumindo efetivamente seu compromisso cristão, defendendo, promovendo, cultivando e celebrando os valores presentes na vida dos empobrecidos.

Os diferentes serviços das pastorais Sociais colocam-se na dinâmica do seguimento de Jesus, para que nele os marginalizados, os excluídos – pobres, mulheres, crianças e adolescentes, sem-terra, sem casa, os considerados “insignificantes” para o sistema, camponeses, indígenas, afrodescendentes, povos tradicionais, migrantes, itinerantes… – tenham vida e a tenham num ambiente preservado.

A identidade da Pastoral Social da Igreja no Brasil é resultado de uma caminhada de longos anos, durante os quais foi criado um “rosto” próprio, fruto das muitas ações que aqui e ali se articulavam para firmar o compromisso social das comunidades cristãs.

As Pastorais Sociais estão no coração da identidade e da missão da Igreja. Procuram continuar a missão de Cristo, expressa claramente no capítulo quatro do Evangelho de Lucas (Lc 4,18-19 – O Espírito do Senhor está sobre mim…). Elas reagrupam discípulos de Cristo das classes populares que procuram traduzir sua mensagem de paz e justiça nas estruturas da sociedade.

Coordenação: José Renato da Gama

WhatsApp: (31) 98872-1996