Terço dos Homens

O Terço dos Homens, como o próprio nome já sugere, é a oração do terço realizada pelos homens. A missão deste terço é resgatar para o seio da Igreja de Cristo homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã. O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção.

Como começou?

A origem do Terço dos Homens a nível mundial é desconhecida. No exterior, “há notícias de tais grupos ao menos desde 1912”. No Brasil, o Terço dos Homens foi fundado pelo Frei Peregrino, no dia 8 de setembro de 1936, no povoado Vila da Providência, hoje cidade de Itabi, no estado de Sergipe.

A importância da oração do terço

A oração do terço, além de nos conduzir para a oração, leva-nos a meditar sobre os principais mistérios da redenção que Cristo nos oferece. Com a meditação do mistério redentor, também lembramos Maria de Nazaré, que assumiu a maternidade divina fazendo a vontade de Deus, dando-nos o Salvador. Este foi o jeito que o Pai escolheu para nos dar seu único Filho.

A oração do terço agrada o coração de Nossa Senhora. Cada Ave-Maria é uma rosa que ofertamos a ela, por isso a Santíssima Virgem cria um vínculo com aqueles que rezam. Seu amor maternal cultiva em nós a vontade de uma maior intimidade com ela por meio da oração. Os devotos de Maria estarão sempre firmes na fé, mesmo em meio à tribulação.

Assim, reconhecemos pelos seus frutos que o Terço dos Homens é uma iniciativa de Deus e da Virgem Maria, que através da simplicidade desta oração mariana transformam a vida de tantos homens e também de suas famílias. Não poderia ser diferente, pois, como ensina o Papa Bento XVI, “o Rosário é oração contemplativa acessível a todos: grandes e pequenos, leigos e clérigos, doutos e pouco instruídos”. O Terço nos une espiritualmente com Maria, para permanecermos unidos a Jesus, para estarmos com Ele, para conhecer os seus sentimentos e para nos comportarmos como Ele se comportava. “O rosário é uma ‘arma’ espiritual na luta contra o mal, contra toda a violência, para a paz nos corações, nas famílias, na sociedade e no mundo”.

Quando se reúne: Todas as terças-feiras, às 20:00 horas, na Paróquia São Joaquim.

Coordenação: Pedro Reis

Contato: (31) 3357-2717