História

Fundada em 26 de maio de 2000, a Paróquia São Joaquim pertence à Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (RENSE) e faz parte da Forania de São Sebastião da Boa Vista. Está localizada geograficamente no bairro São Joaquim (Contagem/MG).

Atualmente a paróquia conta com o trabalho incansável de muitos colaboradores para a sua edificação. E ela vem conquistando o seu objetivo, pois, a cada ano, cresce em número de fiéis, de grupos e trabalhos desenvolvidos para partilhar a vida e servir a paróquia nas suas pastorais e eventos.

A Paróquia São Joaquim é responsável por muitas pastorais e grupos que atuam em diversas frentes dentro da comunidade. Também são oferecidas formações àqueles que desejam se aprofundar na fé, por meio de cursos e seminários que dão aos fiéis, ferramentas sólidas para o melhor entendimento da Bíblia, do Catecismo e da Vida Espiritual.

Hoje a paróquia conta com um extenso calendário de atividades e eventos, dentre eles: festa temática do padroeiro, missa com as crianças, missa com os dizimistas, Semana Santa e mutirão de confissões, almoço das mães e pais, Encontro de Casais Com Cristo, Sacramento do Batismo e Crisma, etc. Os momentos festivos são fundamentais no processo de integração e partilha paroquial.

Também todo o dia 26, celebra o dia dedicado dos pais da Santíssima Virgem Maria e avós de Jesus, São Joaquim e Sant’Ana. Em razão desta data, comemora-se também o “Dia dos Avós.