A Sociedade São Vicente de Paulo realiza anualmente uma especial celebração Eucarística denominada “Missa das 5 Intenções” – no aniversário da Conferência e ou Conselho.

A tradição de celebrar a Missa das Cinco Intenções deu-se início em 1870, quando as tropas italianas ocupavam os Estados Pontifícios e proclamaram a Terceira República. Na França, Napoleão III foi deposto.

Diante dos fatos, um francês que era presidente de uma Conferência obteve do bispo a autorização para promover a Celebração diária da Santa Missa sucessivamente em cada Matriz da Santa Diocese, nas intenções da Igreja, do Soberano Pontífice, da França e da Sociedade de São Vicente de Paulo. Portanto, quatro intenções no início.

No Brasil, além de se rezar pela pátria local, a Santa Missa ganhou mais uma intenção, que foi a de relembrar os falecidos Vicentinos.

Dentre as intenções, podemos destacar:

a) Os falecidos da SSVP especialmente os da própria conferência. – É o momento propício para convidar as famílias do falecido. E mostrar-lhes que, embora separados fisicamente, permanece o nosso respeito e admiração por aquele confrade ou consócia falecido.

b) A Santa Igreja – Com esta intenção, mostraremos aos paroquianos, que somos Igreja e queremos que ela continue firme e perseverante em sua missão evangelizadora.

c) O Sumo Pontífice – Nesta, mostraremos que amamos e obedecemos fielmente às orientações dos nossos pastores, especialmente o Santo Padre, o Papa.

d) A SSVP – Aqui, manifestamos a nossa unidade e comunhão com outras unidades vicentinas.

e) O Brasil – É outra intenção que nos permite mostrar aos paroquianos que amamos e queremos o progresso de nosso país.

Neste dia também, os Vicentinos oferecem à comunidade presente um lanche em agradecimento pela ajuda que os fiéis tem dado à sociedade com os donativos mensais, que logo chegam as casa das famílias carentes que são assistidas e evangelizadas por eles.