A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) no Brasil, é uma organização e um movimento católico internacional de leigos, fundada em Paris, França, no ano de 1833, por Antônio Frederico Ozanam (na época com 20 anos de idade) e alguns companheiros. Colocada sob o patrocínio de São Vicente de Paulo, inspira-se no pensamento e na obra deste Santo, esforçando-se, sob o influxo da justiça e da caridade, para aliviar os sofrimentos do próximo, mediante o trabalho coordenado de seus membros. Fiel a seus fundadores, tem a preocupação de renovar-se constantemente e adaptar-se às condições mutáveis do mundo. De caráter católico, está aberta a quantos desejam viver sua fé no amor e no serviço a seus irmãos.
Nenhuma obra de caridade é estranha à SSVP. Sua ação compreende qualquer forma de ajuda, por contato pessoal, no sentido de aliviar o sofrimento e promover a dignidade e a integridade do homem.
A SSVP não somente procura mitigar a miséria, mas também descobrir e remediar as situações que a geram. Leva sua ajuda a quantos dela precisam, independentemente de raça, cor, nacionalidade, credo político ou religioso e posição social: daí a existência das chamadas Obras Unidas (asilos, creches, hospitais, etc.).
Por que ser Vicentino?
Ser caridoso, viver o amor pregado por Jesus, é um dever de todo e qualquer cristão, é nosso dever dar testemunho da fé que tanto pregamos, julga-se uma árvore pelos seus frutos, assim disse o Senhor, “como pode uma árvore boa dar frutos ruins?” Em sua epístola São Tiago também vem nos chamar a atenção: “A fé sem obras é morta”.
Quem são os nossos assistidos?
A maioria dos nossos assistidos são famílias carentes economicamente, que recebem das Conferências mantimentos, remédios, roupas, calçados, materiais escolares e, em alguns casos, até mesmo materiais de construção, de acordo com as possibilidades de cada Conferência. Os recursos se originam principalmente das coletas realizadas durante as reuniões, arrecadações de mantimentos e contribuições de benfeitores.
Mais importante do que os alimentos, remédios e outras necessidades materiais que os membros da Sociedade de São Vicente de Paulo dão a seus assistidos é a visita semanal que eles fazem ao lar do pobre, pois é nesta visita que os vicentinos dão amor, carinho, atenção, conversam, e principalmente, ouvem o pobre, ali há uma troca de amor, onde o vicentino aprende a humildade com o Cristo presente no irmão necessitado. Assim disse o fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo, o Beato Antônio Frederico Ozanam, “Aprendamos, na nossa visita ao pobre, que ganhamos mais com esta, do que ele. Porque a presença da sua miséria servirá para nos tornar melhores”.
Coordenação: Rômulo Ferreira
Contato: (31) 3357-2717
WhatsApp: (31) 98872-1996
E-mail: : paroquiasaojoaquimcontagem@gmail.com